terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Discurso da Formatura do convênio Ulysses Guimarães 2012



Começarei citando o meu querido Carlos Drummond de Andrade:
"No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra."

Bem, pode não parecer agora, mas se vocês forem parar pra refletir sobre esse pequeno excerto ele nos resume de uma forma extremamente simples e bonita, afinal, quantas pedras não encontramos todos os dias no meio desses nossos caminhos, hein? Talvez em 2012 tenha sido o ano onde mais apareceram tais pedras, afinal, até então nossa preocupação não ia além do que iria cair na 4 avaliação, e de repente começou 2012 junto com o convênio veio o peso da responsabilidade de escolher o que fazer da vida e batalhar para conseguir uma vaga em qualquer faculdade, tudo muito rápido, de repente nos vimos em um caminho sem volta, último ano da escola, a guerra do vestibular e o não saber, não saber o que fazer, como vai ser, o que querer, o que dizer, sem falar das inúmeras pedras diárias quais não tinhamos enfrentado ainda, mas vejam só, já estamos em 2013, o peso que 2012 tinha já se foi, e é comum ouvir das outras pessoas que a vida começa agora, e que muitas outras pedras vão surgir, é verdade, sabemos disso, mas eu tenho um orgulho danado de dizer que mesmo com todas as pedras no nosso caminho conseguimos superar juntos, conseguimos finalizar a missão convênio com êxito, conseguimos pulverizar todas as pedras diante do nosso caminho e agora pulamos uma casa e já estamos na frente desse jogo que nós chamamos de vida.
Parece que foi ontem, nossos pais nos levando ao primeiro dia da escola, alguns choraram, outras sorriram, outros brincaram, outros fizeram tudo ao mesmo tempo, e vejam só, hoje é definitivamente o nosso último dia como convênio 2012 do Ulysses Guimarães, e assim esse ciclo se fecha, como começamos, alguns vão chorar, outros vão sorrir, outros vão brincar, pular, dançar, e a maioria vai fazer tudo ao mesmo tempo. Quantas vezes não reclamamos e pedimos pra escola acabar logo? Quantas vezes falamos que não viamos a hora da escola acabar?
Vejam só, quem diria que iria fazer tanta falta, quem diria que na escola aprenderiamos muito além do que está nos livros, quem diria que a escola mesmo com todas as dificuldades existentes nos moldaria e nos preparia pra vida lá fora. É, quem diria que no Ulysses aprenderiamos os primeiros passos da vida, como superar nossos medos a cada seminário, a criar responsabilidades a cada trabalho, a cada exercício, principalmente quando ambos eram da Cenira, quem diria que aprenderíamos a pular os obstáculos como quando chegávamos no segundo horário e pulávamos o portão escondidos com medo da Monica, quem diria que aprenderíamos nas aulas de educação física muito mais do que apenas correr em círculos e sim correr atrás dos nossos objetivos, nossos sonhos.
Muito mais do que aprender como funciona o sistema cardiorrespiratório aprendemos a abrir o nosso coração e dar a mão ao próximo diante de qualquer necessidade, mesmo que fosse com a cola de um exercício.
Mais importante do que aprender trigonometria, é perceber que na matemática da vida o que importa é somar, dividir, multiplicar e subtrair, não respectivamente, mas da maneira exata.
Mais importante do que as fórmulas químicas são as sensações inefáveis quais elas nos causam.
Muito mais do que "“Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo." aprendemos que sim, podemos ocupar o lugar que quisermos e onde quisermos é só ir atrás de nossos sonhos, sem desistir.
Muito mais do que aprender com o Socrátes o clássico "eu só sei, que nada sei." fomos além, sabiamos e agora mais do que nunca sabemos mesmo que não seja tanto.
Mais importante do que as teorias do Marx sobre o capitalismo é saber que o dinheiro não compra tudo, afinal, preço nenhum pagaria tudo o que eu vivi ao lado de vocês nesses melhores anos da minha vida.
Muito mais do que aprender a conjugar verbos aprendemos com os nossos professores que: se Eu posso, tu podes, eles podem, nós podemos, vós podeis.

Outro dia ouvi algum professor dizer que nos anos anteriores alguns alunos do Ulysses não queriam ter a honra de ter seu nome em uma placa na frente da escola, porque se eles passaram no vestibular foi por causa do cursinho e não pela escola, lembro de ter ficado indignada na hora, é verdade que o cursinho ajuda bastante devido a falta de valorização dos nossos governantes perante a educação, mas parem e pensem, no cursinho, tu és número, tu és importante apenas por causa do dinheiro suado que teus pais gastam para pagar, agora meu bem, na escola, ah na escola é diferente, na escola recebemos educação, no Ulysses não fomos números, fomos pessoas, onde outras pessoas se importavam conosco, não queriam saber se seriamos primeiros lugares nas faculdades, queriam saber e nos fazer primeiros lugares na nossa família, como pessoa, queriam saber que nos teríamos um futuro digno. Quantas vezes não ouviamos alguns professores perguntando se estavamos bem? Quantas vezes não recebemos puxões de orelha ou choques de realidade que no fim só nos fizeram bem? Quantas vezes não ouvimos aquela frase tão motivadora: EU ACREDITO EM TI! Hein? Quantas vezes nossos professores e amigos não foram pais, mães, irmãos, irmãs, já que passavamos mais tempo com eles do que com a nossa própria família?
Afirmo com todas as palavras do mundo que não fomos meras turmas, fomos uma família, fomos um exercíto e não importa quantas batalhas temos pela frente, família que é família nunca te abandona e se somos um exercíto brasileiro jamais vamos desistir. É o que dizem "Você pode deixar a escola, mas ela nunca deixa você”

Não importa qual posição tu vais ocupar na sociedade, não importa se tu vai ser médico, advogado, engenheiro, biomedico, enfermeiro, fisioterapeuta, professor, seja lá o que for, teu coração ainda vai se encher de alegria e saudade quando passares pela governador José Malcher e ver a nossa tão amada escola, teu olhos ainda vão brilhar ao encontrar daqui a 10 anos aquele professor que nunca deixou de acreditar de ti, não importa quanto tempo passe, tudo o que vivemos e conquistamos nunca mais vai sair de dentro da gente.

Sem mais delongas, serei, seremos eternamente gratos a todo o corpo docente do Ulysses Guimarães, saímos de lá de cabeças erguidas e com o coração na mão, fizemos amizades que levaremos pra vida toda, conhecemos professores que nos fizeram acreditar nos nossos sonhos e nos mostraram que algumas andorinhas podem sim fazer verão, somos os frutos disso, levaremos o símbolo do Ulysses e tudo que conquistamos lá no coração e na mente.
Gostaria de agradecer a todos os pais, avós, familiares aqui presentes, vejam só que orgulho danado seus filhos estão dando hein? Parabéns, uma grande parcela disso tudo é por vocês e foi com vocês!
E por último e o mais importante, gostaria de agradecer a Deus porque ele sempre sabe o que faz, e reserva coisas maravilhosas pra gente, tudo ao seu tempo, graças a ele estamos aqui, e com ele somos capazes de chegar onde quisermos.
Agora de verdade pra finalizar vou falar um pedaçinho de uma música que se fez tão importante pra todos nós, já que não posso cantar, lá vai:
Acredite é hora de vencer
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer
Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito pra super herói
Nossos sonhos a gente é quem constrói
É vencendo os limites escalando as fortalezas
Conquistando o impossível pela fé
Campeão vencedor Deus da asas faz teu vôo
Vocês já são campeões, Deus já deu suas asas, agora meus amores façam seus vôos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário